domingo, 22 de novembro de 2009

RSS ou Google Reader

Ok, a missão era testar e comparar por três dias o RSS e o Google Reader.

Primeira manhã
Na primeira manhã instalei os dois. O Feed, ao qual linkei alguns sites noticiosos mais visto por mim, www.g1.com.br, www.oglobo.com.br e www.bluebus.com.br. Fiz o mesmo com o Google Reader. A familiaridade maior com o portfólio Google - gmail especialmente, e mais Picasa, Orkut e Youtube - pesou.

Segunda manhã/ Terceira manhã
Decerto pela minha inabilidade, eu apanhei ( e ainda apanho) para ver o Feed atualizado. Tenho dúvidas e, confesso, não tive tempo, para dirimi-las. Fiz o procedimento durante a viagem que ora vivo. A atualização não está automática. Sinto que poderia, e poderá render, mais se eu parar para fuçar nele. Já o Google Reader para mim foi muito simples.

Anotações
Uma das virtudes apontadas por usuários do RSS é o acompanhamento em tempo real, enquanto no Googe reader é preciso entrar no link e acessar os conteúdos. Não me importo de ter acessar o Google Reader para verificar o que há de novidade. Já há tantos canais de informaçao instantânea a me alimentar que não me pareceu prejuízo maior.
No Google já uso o Alerta. As empresas e temas que mais me interessam no meu cotidiano já são contempladas no alarme. Ademais, recebo no Twitter as atualizações referentes aos sites que mais visito. Portanto, ter mais um instrmento de atualizaçao on line, no meu caso, me é desnecessário.
Algo que me atraiu no GR foi a possibilidade de aplicar funções com absoluta praticidade, como a marcação de mais importantes com estrela ou o reenvio.
Ademais, oferece a função "Traduzir para meu idioma". Embora rudimentar, a ferramenta cumpre uma função importante.Uso a Internet como uma fonte de pautas ou de complementação de informações. Para mim, pois, o acompanhamento se tornou básico.
Para completar, posso seguir pelo GR os blogs de meu interesse, devidamente sinalizados numa lista.

2 comentários:

  1. Oi Jocélio,
    Gostaria de ouvir a tua experiência com o Twitter na atualização do hard news . Há pessoas que acham que funciona muito bem e outras que acham irregular a atualização e voltaram para o RSS. O que você acha...
    Abraço
    Castilho

    ResponderExcluir
  2. Olá,professor,
    Continuo tendo o Twitter como prioridade. Apesar de ter instalados as demais opções, após o curso, eu mantive o Twitter em primeiro. A funcionalidade do TW está na seleção adequada de sites a seguir.
    abraços,
    Jocélio

    ResponderExcluir