sábado, 21 de novembro de 2009

O que busco num buscador

A missão era fazer uma análise comparativa dos cinco primeiros resultados de uma busca sobre o tema "crise na imprensa" numa lista de sistemas. O resultado possível está lotado logo abaixo. Ao lado de cada link a quantidade de vezes em que o mesmo link apareceu.

Dos 8 sistemas sugeridos pelo enunciado, conhecia metade. Dois nem sequer conheci abrir.
Naveguei pela página inicial de cada um dos achados.

CONFIANÇA É QUASE TUDO
No mais das vezes o resultado foram blogs pessoais. Análises em geral.
Houve ocorrências de artigos e também de notícias.

E aqui entra um valor intangível, construído tanto por buscadores como por geradores de conteúdo: confiança.

Não me vejo disposto a navegar por sites sobre os quais não tenha nenhuma referência. Seja a procura de referências históricas, musicais ou, enfim, sobre um assunto específico como o proposto - crise da imprensa.

SEM TEMPO PARA ACHISMO
Há muita demanda a atender e o primeiro passo é criar bons filtros para otimizar o tempo e a energia pessoal.
De todos, optei apenas por um dos endereços para acompanhar - www.pedrodoria.com.br. Já conhecia dos tempos do No. e No Mínimo.

KD O CADE?
Ficou ratificada para mim no exercício a força da marca. Seja ela pessoal ou corporativa.
Sou dum tempo em que a busca na Web era feita com o www.cade.com.br. Aquele que mais tarde virou Yahoo.

EFICIÊNCIA CATIVA
Depois passei a usar o Google e não mais mudei. Até hoje não me convenceram do contrário.
A ordem de aparição dos buscadores na lista abaixo é exatamente a hierarquia que estabeleci para utilizar. De modo instintivo.

Noutros termos, a confiança numa marca é definidora da escolha. De quem busca e do que se acha.
 
GOOGLE
http://inforum.insite.com.br/493/412415.html

http://mais.uol.com.br/view/1575mnadmj5c/organizacao-alerta-para-crise-na-imprensa-dos-eua-04023268C8998326?types=A&

http://educaremportugues.blogspot.com/2009/04/os-mesmos-problemas-crise-na-imprensa.html

http://www.emdianews.com.br/noticias/a-crise-na-imprensa-transforma-os-eua-num-laboratorio-da-midia-7269.asp

http://pedrodoria.com.br/2009/05/19/a-crise-da-imprensa-vira/

YAHOO
http://edudobrooklyn.blogspot.com/2009/04/especial-carta-capital-crise-na.html

http://pedrodoria.com.br/2009/05/19/a-crise-da-imprensa-vira/ (2)

http://www.adnews.com.br/lerrss.php?id=88603

http://odia.terra.com.br/portal/mundo/html/2009/3/sip_alerta_para_crise_na_imprensa_dos_estados_unidos_218.html

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/blogs.asp?id_blog=2&id=A294A5A0-5447-4B2E-95C3-0B6ADEE31317 (2)

DEEPDYVE
http://www.deepdyve.com/lp/annual-reviews/economic-globalization-and-the-environment-dv2aVRkQuc

http://www.deepdyve.com/lp/annual-reviews/h-ealth-and-p-roductivity-g-ains-from-b-etter-i-ndoor-e-nvironments-fKmDjl3QsG

http://www.deepdyve.com/lp/annual-reviews/anthropological-research-on-hazards-and-disasters-wcVpqOSiG5

http://www.deepdyve.com/lp/annual-reviews/geologic-and-biologic-controls-on-the-evolution-of-reefs-yubpU8GEgs

http://www.deepdyve.com/lp/annual-reviews/j-ob-b-urnout-ujXwc7YiHU
 
RADAR UOL
http://inforum.insite.com.br/493/412415.html (2)

http://pedrodoria.com.br/2009/05/19/a-crise-da-imprensa-vira/ (3)

http://educaremportugues.blogspot.com/2009/04/os-mesmos-problemas-crise-na-imprensa.html (2)

http://mais.uol.com.br/view/1575mnadmj5c/organizacao-alerta-para-crise-na-imprensa-dos-eua-04023268C8998326?types=A& (2)

http://www.emdianews.com.br/noticias/a-crise-na-imprensa-transforma-os-eua-num-laboratorio-da-midia-7269.asp (2)

CLUSTY
Não reconheceu
Ofereceu "cruise na impresa"

BING
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/blogs.asp?id_blog=2&id={A294A5A0-5447-4B2E-95C3-0B6ADEE31317} (3)

http://brasil.melhores.com.br/2009/05/bolsa-atinge-50000-apesar-da-crise-na-imprensa.html

http://buscador.terra.com.br/Default.aspx?ca=l&palabra=publish&query=publish&source=Search

http://www.lucioflaviopinto.com.br/?p=941

http://www.emarket.ppg.br/index.asp?InCdSecao=&pagina=39&InCdEditoria=18

SEARCH.AK.COM
SEM ACESSO

DOGPILE
http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/?gclid=CJCH4sXEnJ4CFR9N5Qod7WdBqQ

http://educaremportugues.blogspot.com/2009/04/os-mesmos-problemas-crise-na-imprensa.html (3)

http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/internacional/SIP-alerta-para-crise-imprensa-dos-EUA,d67c7dd4-8c99-43c3-8f89-2ecd4aa2a8fb.html (3)

http://mais.uol.com.br/view/1575mnadmj5c/organizacao-alerta-para-crise-na-imprensa-dos-eua-04023268C8998326?types=A& (4)

http://zenit.org/article-21430?l=portuguese

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário